Os benefícios do branding na era digital

Image for post
Image for post

Quando se fala em presença digital, muito se pensa em qual será o posicionamento de uma marca no online, e consequentemente, começamos a planejar qual estratégia usar para alcançar os objetivos estabelecidos.

Para um planejamento digital eficiente é necessário empregar diversas ferramentas de marketing digital e branding, e elas precisam estar de mãos dadas nessa jornada. Enquanto o marketing digital é ótimo em anunciar produtos e conseguir compradores, o branding dá embasamento para a construção de um relacionamento, fidelizando o consumidor e trazendo reputação a empresa.

Se você quer saber como isso acontece, e quais os benefícios do branding, segue o post que te contamos um pouco!

A IMAGEM DO SEU NEGÓCIO

Antigamente, o maior fator de sucesso de uma marca era seu produto. Porém, com a transformação digital, o consumidor está cada vez menos fiel às marcas, trocando-as quando não atendem mais suas expectativas.

Para reverter esse tipo de situação, é importante que sua empresa tenha uma identidade visual bem estabelecida. Porquê disso? Bom, quando se constrói conteúdo com a identidade de uma marca, cria-se uma unidade de imagem na mente do consumidor. Assim, é possível que ele diferencie sua marca da concorrência, causando uma boa impressão até em quem ainda não experimentou seu produto.

IDENTIFICAÇÃO PESSOAL COM A MARCA

Os consumidores buscam por marcas que têm semelhanças com seu estilo de vida, fazendo com que elas tenham que possuir não só um posicionamento, mas também uma personalidade.

Entre os aspectos da personalidade da sua marca, é necessário trazer um propósito para a sua empresa. Qual a razão da sua existência? O que o seu negócio trás de bom para o mundo? Essas perguntas criam uma relação com seu consumidor, fazendo-o ver que a marca compartilha das mesmas visões que ele. Quer um exemplo de propósito que relaciona a marca com as pessoas? O Airbnb tem como propósito “fazer você se sentir em casa em qualquer lugar”, e a partir disso ele cria suas campanhas e planeja suas estratégias para atingir as pessoas que se identificam com essa frase.

No meio digital, os consumidores se tornaram influenciadores. Compartilham opiniões, críticas e recomendações constantemente, e se sua marca é algo que eles se identificam, será elogiada e defendida, trazendo cada vez mais clientes para perto da sua marca.

PERSONALIZANDO EXPERIÊNCIAS DIGITAIS

Além de procurarem identificação, os consumidores querem se sentir valorizados perante a marca. É no meio digital que os clientes buscam acesso rápido e fácil à informação, pois além de estarem habituados aos canais, eles não exigem longas conversas com atendentes ou vendedores.

Para atender essas expectativas, é possível trabalhar todos aspectos citados, traçando a melhor estratégia de acordo com seu público-alvo e utilizando ferramentas de análise, automação e inteligência artificial. Nesta etapa, é possível através das personas segmentar seu público, tornando mais efetivas suas estratégias.

Por fim, se você não possui ainda uma estratégia de branding pensada para o digital, temos um post explicando como você pode começar. É importante saber que essas estratégias devem ser pensadas a longo prazo!

Você pode pensar que somos uma agência de marketing digital. Mas nós somos mais do que isso.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store